sábado, 26 de junho de 2010

NO TEMPO DO KICHUTE


Fotos: walter ney

Este é o Formiga, garoto bom de bola que treina na Escolinha Terra Vermelha Futebol Clube - Londrina. Dá pra sentir que o Formiga é cheio de estilo: chuteira colorida da Nike. Isso mesmo, hoje a molecada já entra  nos campinhos das vilas vestida com as melhores marcas do mercado.

Sou da era do Kichute, anos 70. O Kichute foi lançado na época da Copa do Mundo do México, pois a Seleção Canarinho estava jogando muuuiiita bola. Era a sensação da meninada, pois parecia uma chuteira. Era barato e muito resistente, mas também dava um chulé danado...

O charme do Kichute também estava na maneira de amarrar o cadarço. O cadarço era tão comprido que dava prá dar várias voltas na canela e também passando-o por baixo do tênis. Hoje seria cafona e alvo de chacota se algum menino aparecesse com os cadarços amarrados na canela. Provavelmente iria ser o último a ser escolhido, um "caneludo".

Hoje o Kichute é peça de museu. Dizem que com as derrotas da Seleção Brasileira em 82, 86 e 90, as vendas da chuteira da molecada caíram.

Mas deste tempo saudoso temos boas memórias, como o delicioso livro MENINOS DE KICHUTE, do Márcio Américo, que já está em sua segunda edição e também inspirou o filme homônimo. Mais notícias no blog http://meninosdekichute.zip.net/ 

3 comentários:

  1. PARABÉNS WALTER NEY, por fazer um COMENTÁRIO que me fez lembrar mais um pouco de minha INFÂNCIA,
    PENA QUE A TURMA DO MÁRCIO, não chegou a dar um PULO NO BURACÃO DA VILA PORTUGUESA, talves teria mais umas historinhas a relatar rsrsrsrsrs.
    MARCIO PARABÉNS, TÚ É O CARA , JAMAIS DESISTIU, AE COLHENDO UM POUCO DO FRUTO,
    ET ( infelizmente não tive um KICHUTE,$$$$ ERA POUCA NÉ, mais um CONGUINHA ha este tive )

    SAUDADES MUITAS....

    ResponderExcluir